Se você se tornou chef de cozinha que pretende investir no mercado, saiba que deverá
buscar desenvolver atividades de marketing. Não quer isso dizer que não possa
decidir-se por contratar o pessoal da área; mas aprender minimamente o que
pensar é necessário para fazer o sucesso acontecer. Nada nos negócios é por
acaso.
É necessário pensar receitas em termos de produto, composto de padronização e de
qualidade de preparo, em ambiente de limpeza, ordem e cortesia. E, ainda,
determinar: informação, apresentação, segmento de mercado, consumo correlato,
preço e promoção. Nesse sentido, não resisti à tentação de arriscar o exemplo
abaixo (que é incipiente, com certeza!). Veja se, com sua experiência cotidiana
e formação, fiz uso adequado das categorias ou não.
Não é inoportuno observar a possibilidade
de aumentar o produto. Este “aumentar” pode ser orientar-se para a fatura da
receita, tornando-a light&diet, ou particularmente sem glúten. Sob esta
ótica, (1) manter-se-iam os atuais e atrair-se-iam novos consumidores (aqueles
de dieta restritiva); (2) impactar-se-ia de forma positiva a receita,
faturamento, e (3) oferecer-se-ia outra receita, fórmula, de sucesso no mundo
dos negócios. E assim é, portanto, ingênuo entender e admitir que negócios funcionem
sem gerência de marketing.
Se você discorda, libere sua intuição com
toda tranqüilidade e assine um comentário.
RECEITAS | CHÁ ON THE ROCKS
Casca de um abacaxi
Capim-limão 01 punhado
Água filtrada 3l
Folhas de hortelã quanto bastem
Açúcar ou mel quanto baste
Cubos de gelo quebrados
Dividir
a água na metade. Levar 1,5l à geladeira. Ferver o restante da água com a casca
do abacaxi higienizada em fogo baixo, e com a panela tampada, por 10 minutos. Incorporar
o capim-limão e deixar ferver por mais 5 minutos. Desligar, adicionar as folhas
de hortelã e abafar por 10 minutos. Coar
e completar o volume com a água bem gelada. Se preferir, adoçar com açúcar ou
mel. Servir com cubos de gelos.
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