Trabalho em equipe


 O contexto da sugestão
    Na aula prática, dentro da cozinha experimental, as experiências vividas estimularam essa sugestão. É minha reflexão de estudante como professora com base nas propostas do livro Administração com arte, de Eduardo Davel e outros, editado em São Paulo, pela Atlas, em 2007.
    
      O objetivo da sugestão
    A sugestão deve ser lida como complemento para aperfeiçoar a distribuição das atividades por estudantes/equipe e aulas/dia. É um recurso pedagógico.

Equipe e atividades
    A turma deve ser dividida em equipes de no máximo oito estudantes por superfície de trabalho para favorecer o domínio de técnicas em quatro atividades básicas: mise-en-place, preparo, cocção e empratamento. A leitura da ficha técnica e a limpeza de equipamentos, utensílios e superfícies de trabalho são pré-requisitos para boa prática das atividades.

 A dinâmica da aula
    Baseia-se na possibilidade de executar as atividades em duplas, alternando (l) os papéis de agente e espectador; (2) as atividades por duplas e aula/dia e (3) os estudantes na dupla, se possível. É o que se pode ler no Quadro 1.

Quadro1 Distribuição da equipe em atividades e
situações de aprendizagem 

Atividades
Equipe 3
Situações de aprendizagem
Mise en place
Dupla A
Se A agente, então B e C espectadoras
Preparo
Dupla B
Se B agente, então A e C espectadoras
Cocção
Dupla C
Se C agente, então A e B espectadoras
Empratamento
Dupla A
Se A agente, então B e C espectadoras

    Na aula seguinte, a dupla B começa pelo mise en place. Logo após a dupla C se ocupa do preparo.  A dupla A se encarrega da cocção, e na seqüência, a dupla B comete o empratamento. Nesse sentido, há a apreensão das técnicas e processos por todos da equipe: um savoir-faire compartilhado.    Para facilitar a dinâmica, a equipe recebe uma planilha/mês que serve para anotar os estudantes nas atividades por aulas/dia, conforme o apresentado no Quadro 2.

   Quadro 2 Planilha para identificar estudantes nas atividades

Logomarca da Instituição
Aula Prática
Equipe 3
Mês
Agosto
Atividades
Aula de Guarnições
Data 20/agosto/2011
Mise en place
Ana Cristina e Carolina
Preparo
Beatriz e Jorge
Cocção
Maria Amélia e Paula
Empratamento
Ana Cristina e Carolina
Atividades
Aula de Carnes
Data ..../........../.....
Mise en place
Beatriz e Jorge

 Resultados
    É necessário consultar os estudantes sobre a necessidade de uso da dinâmica. Cabe ainda desenvolver os objetivos específicos.
    Além disso, mesmo com alternância de atividades/estudante, deve-se averiguar se o estudante no papel de espectador encontra-se em contexto favorável para apreender, ou não, as técnicas essenciais.
    Após o “laboratório”, identificar e avaliar limitações e potencialidades.


BEM CUCA Trabalho em Equipe

Um comentário:

  1. Olá Teresa!
    Boa tarde!Achei o máximo esta tua apresentação!
    Meus parabéns!

    Angela Tarséa

    ResponderExcluir