16 de fevereiro de 2012

Fusion food é de raiz

      Criado há dez anos na Espanha, Madrid Fusión é um momento da gastronomia contemporânea em busca de novos sabores, combinações e possibilidades. Ferran Adrià, do restaurante El Bulli, é o nome a ele associado, e o fato de que o pernambucano Bruno Didier Pérez ganhou o primeiro lugar no Concurso Cocina Creativa Gusti em 2011, faz com que eu fale de outro pernambucano, que se tornou precursor para uma Antropologia da Alimentação no Brasil: Gilberto Freyre.
    Permito-me lembrar que, no Manifesto Regionalista, Freyre levanta a questão de uma referência originária que se dá na formação nacional - é o complexo de práticas culturais de índios, negros e europeus, “ o ser isto que torna possível  uma fusão de ingredientes e técnicas, criatividade e inovação que, desde o início e hoje, é.” Com isto está, então, a possibilidade de pensar que praticamos fusion food muito antes dos espanhóis.
    Na proporção em que chego a esta hipótese, coloco um comportamento intencional frente à cozinha brasileira, que é o de legitimar a fusão por alguns pressupostos: (1) a releitura de pratos-emblemas, (2) a valorização de produtos locais premium e (3) a apropriação de características do outro, inclusive nórdicos e  asiáticos, e daí para usar as  categorias de descrição saúde/doença na fatura de cardápios. Mas isto é o que já é de raiz nos muitos chefs brasileiros.

RECEITAS | SALADA COM GRÃO-DE-BICO

Nutritiva e colorida 
Alface americana higienizada 100g
Azeitona preta 100g
Beterraba cortada em julienne e cozida 100g
Cenoura cortada em julienne e cozida 100g
Grão-de-bico cozido 200g
Maça ácida sem casca e cortada em julienne 100g
Vinagrete quanto baste

Rasgar a alface em pedaços médios com as mãos. Salpicar os ingredientes em camadas sobre a alface. Ter o cuidado de colocar a fruta por último. Temperar com o vinagrete.
SIMILARES | RELIGIÃO

BEM CUCA Fevereiro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário