23 de novembro de 2011

Que venha a massa!

    Não tenho dúvida do que servir no almoço aos sábados. Minha escolha é massa. No Brasil, dizemos massa de preparações a base de farinha, líquidos e variantes muito usada para fazer pães e bolos, panquecas e crepes, pastéis, pizza e macarrão. Em países da Europa e sul-americanos, há variação de nomenclatura: distinguem-se massa e pasta. Pasta são os diversos tipos de macarrão. Acredita-se que no século 13 foi Marco Pólo quem descobriu a mistura na China e a trouxe para a Itália. Em 2006, arqueólogos encontraram uma tigela de macarrão emborcada e enterrada uma área de 4000 anos na província de Qinghai, próxima da fronteira do Tibet. Massas têm certificação de origem made in China.
Alimento do grupo dos energéticos, entra para compor um cardápio com fibras, vitaminas e sais minerais. Fervida ou assada, a massa deve ser cozida até o ponto que os italianos chamam al dente, “firme para morder”: tenra, sem gosto de crua e resistente à mordida. Se for o seu interesse, calculamos o tempo de cozimento a partir do momento em que a água levanta fervura, como sugere o quadro abaixo.

 Quadro de Massas. Tempo de Cocção

Tipo
Especificação
Fresca
1 a 3 minutos
Fresca recheada
3 a 7 minutos
Seca
8 a 15 minutos
Seca variada
10 a 12 minutos
Observação
Após o tempo de cozimento, testar a cada 30 segundos até o ponto al dente.


De uma maneira geral, preparamos massas secas e você pode mostrar-se resistente para fazer uma fresca. A impressão que fica é que é perda de tempo: “Massa fresca? Para quê?” Experimente a receita e depois me diga suas emoções, sensações e percepções no processo. Acho que o seu comentário será: “Que venha a massa. Fresca!”
RECEITAS | MASSA FRESCA

É básica
Farinha de trigo 400g
Ovos 4
Sal quanto baste
Água 20ml
Azeite 30ml
Colocar a farinha numa superfície lisa. Fazer um buraco no centro e colocar a mistura de ovos com a água e o azeite. Incorporar aos poucos a farinha. Amassar até obter uma massa lisa e elástica. Cobrir com filme plástico e deixar descansar meia hora. Abrir a massa com rolo em espessura de pouco mais de um milímetro. Cortar na forma e tamanho desejados. Cozinhar por dois a cinco minutos em abundante água salgada.


A reprodução desta receita foi autorizada pelo chef Vicente Abreu.
As fotos ilustram ¼ da receita.
 SIMILARES | MAC Niterói
Um selo e uma joia para o Museu


Na terça 22, Niterói comemorou 438 anos e os Correios lançaram selo, carimbo e cartão postal em homenagem aos 15 anos de existência do MAC. Se você é colecionador, deixe para comprá-los no museu, aproveite a exposição Encontros com a América do Sul e saboreie o prato especial BIFE DE CHORIZO COM ARROZ DE CARRETEIRO E AIPIM SALTEADO EM MANTEIGA DE GARRAFA no Bistrô MAC. Ainda dá tempo! 
Em homenagem a Niterói, o designer Leonardo Magalhães criou também o anel da foto inspirado na arquitetura do museu. É o anel MAC da Coleção Icônica. Se você adora jóias, fique por dentro das novidades que você vai querer na sua wish list. O endereço é: www.leonardomagalhãesjoias.com

  BEM CUCA Novembro 2011  

Nenhum comentário:

Postar um comentário