15 de novembro de 2011

E aí, vai ovo?

    Sempre que vai ovo na culinária, “é de galinha”. A falta de conhecimento das suas qualidades e propriedades nutritivas encarregou-se de reduzi-lo ao colesterol. Mas um ovo tem aminoácidos e gorduras, ferro e fósforo, ácido fólico e zinco, vitaminas A, B1, B2 e B12, e outros nutrientes. Lembre-se de que a Associação Americana de Cardiologistas alterou suas considerações, recomendando o consumo de ovos de três a cinco vezes por semana. Por tal motivo, sabendo que devemos comê-los, voltemos nossa atenção para:
Ao comprarmos ovos, tenhamos olhos para o selo de inspeção sanitária e a origem, a data de validade, cuidando para que a casca não esteja suja, trincada ou quebrada. De preferência guardá-los em geladeira; na temperatura ambiente se deterioram mais rapidamente. Lavá-los em água corrente, sem imersão, somente na hora de usá-los. A Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação da Anvisa é a referência para estas questões.
Ao cozinharmos ovos, podemos adicionar gordura. Quem não os faz fritos, estalados ou estrelados, e mexidos? Sem gordura, submergindo-os em água fervendo, os preparamos quentes, mollet e duros. Aí estão preparações sutis!  A diferença decorre do tempo de cocção contado a partir do momento em que a água entra em ebulição novamente. Um ovo duro de salada fica pronto entre 9 e 11 minutos. Um bom ovo mollet, que depois pode ser empanado, frito e servido quente,  leva de 5 a 6 minutos.  Um ovo quente, aquele comido com colherzinha, está no ponto após 2 ou 3 minutos de cozimento. É verificar informações em revistas e livros, sites ou blogues, e experimentá-las.
Sempre que você precisar substituir uma refeição, escolha um ovo e uma forma de preparo, e deguste-o acompanhado de hortaliças à vontade, combinado com pão e vinho. Se e quando quiser, comemore o 14 de outubro: é o dia do ovo. Absoluto!

Para saber tudo sobre ovos www.ovosbrasil.com.br
 RECEITAS | TORRADA COM OVO DE CODORNA E PARMESÃO

Só para um
Fatia de pão de forma 1
Manteiga 4g
Ovo de codorna 1
Queijo parmesão ralado quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta-do-reino moída quanto baste

Cortar a fatia de pão de forma com um cortador na forma desejada. Fazer uma depressão no centro da fatia, apertando com o dedo. Pincelar com a manteiga e dispor o ovo de codorna cru na cavidade. Polvilhar com queijo parmesão, transferir para uma assadeira e levar ao forno quente por dez minutos. Retirar do forno, temperar com sal e pimenta e servir.

Fonte: O Grande Livro de Receitas de Cláudia. São Paulo: Abril, 2006
 SIMILARES | ONGs

Melhor que restaurante, só a casa da chef 


Deu na Folha de São Paulo: a experiência de comer na casa do chef  é tendência. Se gosta da alternativa, confira a matéria Encontros secretos e os endereços em São Paulo e no Rio de Janeiro. Quando terminar minha formação, abro as portas. O cenário é o das fotos.
BEM CUCA Novembro 2011

Um comentário:

  1. Parabéns, Teresa!! Gostei do assunto lançado, e adorei a receita, achei maravilhosa.
    Vou aguardar ansiosamente para curtir a nova tendencia....
    Beijos,Nele

    ResponderExcluir