2 de novembro de 2011

Entre gritos e penas

Enquanto você come um prato de frango em restaurantes, acredito que não imagine como se preparam aves profissionalmente. Aprendi alguns procedimentos básicos e vou passá-los para você neste momento. Se os sabe, não é demais lembrar.
As empresas de alimentos entregam aves in natura, inteiras, na forma de carne congelada ou resfriada, sem penas. Cabeça, pescoço e pés em saco plástico. Fígado quase sempre, moela às vezes e coração nunca. Na cozinha, o cardápio do estabelecimento determina o tipo de preparo, mas por padrão efetuam-se cortes em 4 e 8 pedaços, desossa fechada e desossa aberta.
Não há dúvida de que você sabe que no ciclo de produção de aves há muita dor e  sofrimento embutidos. Chamam atenção: o uso de chocadeiras artificiais, aos milhares, com impregnação de formol; o confinamento em gaiolas, provocando stress; a debicagem para evitar canibalismo; a ausência de autonomia prática e o manejo de antibióticos e hormônios...
É provável que esta “consideração” não fará com que você deixe de comê-las como não me impediu de prepará-las: cumpria protocolo de aprendizagem. Sem dúvida digo-lhe que, ao fazê-lo, experimentei a angústia – a mesma que me sobrevém quando leio o conto Uma galinha, de Clarice Lispector.

RECEITAS | PEITO DE PERU COM MOLHO BARBECUE

Cumprindo o protocolo...
 
Preparando o molho barbecue
Cebola 1
Óleo quanto baste
Molho de tomate 300ml
Vinagre 120ml
Molho inglês 30ml
Açúcar mascavo 24g
Folha de louro 1
Mostarda 15ml
Sal e pimenta do reino quanto baste

Picar a cebola em cubos pequenos. Aquecer o óleo numa panela. Adicionar a cebola e refogar. Incorporar os demais ingredientes. Cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre para espessar, e reservar.

Preparando o peito de peru
Peito de peru com pele e sem osso 1
Dentes de alho amassados 4
Orégano 3g
Alecrim 3g
Manteiga 45g
Papel alumínio

 Em uma panela grande, ferver 2 litros de água em fogo alto. Retirar a pele do peito de peru e reservar. Em uma tigela, misturar a manteiga com o alho, o alecrim e o orégano. Passar a mistura no peito de peru e colocar a pele de volta. Embrulhar o peito várias vezes em papel alumínio para vedar bem. Colocar na água, esperar voltar a ferver, abaixar o fogo, tampar a panela e cozinhar por uma hora. Deixar esfriar. Desembrulhar o peito, fatiar e arrumar em uma travessa com o molho. Servir com creme de milho e salada de rúcula, laranja e nozes.
SIMILARES | CASA COR RIO
BEM CUCA Novembro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário